Enredos do Futuro: o papel da criatividade no pensamento prospectivo
Jonathan de Araujo de Assis; Kimberly Alves Digolin; Mayra do Prado; Níkolas Carneiro
Quando foi a última vez que você se permitiu pensar fora da caixa? O painel explora a importância da criatividade na elaboração de cenários prospectivos, por meio de exemplos de grandes obras literárias e cinematográficas que ousaram fugir do senso comum ao abordar a temática do futuro. O objetivo principal da proposta é instigar os ouvintes e lembrá-los de que cenários sem criatividade são apenas tendências.
Jonathan de Araujo de Assis
Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Franca). Foi secretário discente do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos em 2012. É integrante e revisor final do Observatório de Política Exterior, pesquisador do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e membro da Rede Brasileira de Prospectiva. Atualmente, é auxiliar de pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Kimberly Alves Digolin
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Franca). Foi coordenadora discente do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos em 2013. É integrante e revisora final do Observatório de Política Exterior, pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e membro da Rede Brasileira de Prospectiva. Atualmente trabalha no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Mayra do Prado
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Franca) e membro do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos desde 2011, do qual foi coordenadora discente entre 2012 e 2013. É membro da Rede Brasileira de Prospectiva e foi bolsista de iniciação científica PROPE/CNPq pela UNESP em 2013/2014, sendo atualmente bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP).
Níkolas Carneiro
Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Franca) e membro do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos desde 2012, do qual foi secretário discente entre 2013 e 2014. Foi bolsista BAAE II (Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão II) em 2013, é membro da Rede Brasileira de Prospectiva e atualmente faz parte do Centro Acadêmico de Relações Internacionais da UNESP.