A Rede Brasileira de Prospectiva: Situação Atual e Desafios
Profª Drª Elenita Nascimento
O objetivo do painel é debater sobre o papel da Rede Brasileira de Prospectiva no apoio a elaboração de políticas públicas de longo prazo, com base em estudos prospectivos. Pretende-se refletir sobre as seguintes questões:
a) Como criar um ambiente para que os problemas brasileiros sejam analisados do ponto de vista multidisciplinar buscando cenários prospectivos para os próximos 30 anos;
b) Que mecanismos são necessários para estimular os gestores de políticas públicas considerarem o pensamento de longo prazo, como fator importante para o desenvolvimento econômico e social do país, ao invés de considerar somente soluções imediatistas e reativas para os problemas nacionais.
Profª. Drª. Elenita Nascimento
É Ph.D em Ciência da Computação, Engenharia de Software, pela University of Manchester, Inglaterra; Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, INPE - SP; Especialista em Gestão e Liderança Universitária, IGLU/OUI/Universidade de Puebla, México. Possui Aperfeiçoamento em Desenvolvimento e Políticas Públicas (IPEA); Aperfeiçoamento em Governo Eletrônico: Estratégias de Elaboração, Desenvolvimento e Implementação de Projetos, OEA, OUI e UNISUL. Tem formação em Ciências Econômicas e Geociências pela Universidade Federal do Ceará. É fundadora do Departamento de Ciência da Computação da UnB. Foi Coordenadora de Pesquisa do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB; Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação; e, Coordenadora de Extensão. Trabalhou no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) como assessora e coordenadora técnica de projetos atuando, principalmente, em: Avaliação de Programa de Ciência e Tecnologia, Foresight, Estudos Prospectivos e do Futuro e para vários setores e áreas. Foi coordenadora acadêmica do Programa Sociedade da Informação do Brasil (SocInfo), Secretária Regional (Minas Gerais/Centro Oeste) da Sociedade Brasileira de Computação. Atualmente, é Pesquisadora Associada Sênior do CET/UnB, onde atua no programa de Mestrado, coordena o Núcleo de Estudos Estratégicos e Prospectivos (NEEP), e é membro da Comissão de Pós Graduação. Coordena o 1º. Curso de Especialização em Inteligência de Futuro (parceria N-Futuro/Fiocruz/CEAM/UnB). Atua em Planejamento e Prospectiva Estratégica, Gestão Estratégica de C,T&I e Gestão e Avaliação da Informação.